o meu iPod ???

Se isso for mesmo verdade, seria algo muito ruim. Precisamos ver de perto o que estamos consumindo e a que custo.

Entretanto, a fonte da notícia parece estar relatando um fato provável. Vejamos com  o tempo.

-------------


"Fábricas na China estão fazendo seus iPods enquanto os trabalhadores sofrem

30 de setembro de 2011

Embora a Apple alegue ser uma empresa socialmente responsável, alguns de seus supostos fornecedores chineses, tais como Foxconn, Dafu e Jian Lian Tecnologia, rotineiramente violam "Leis sobre a Prevenção e Controle de Doenças Ocupacionais." Um relatório do Instituto Chinês sobre e Assuntos de desenvolvimento Público e Ambiental, "O Outro Lado da Apple", criticou a empresa por práticas nocivas ambientais e de saúde em locais de trabalho dos fornecedores.


Num exemplo, vários fabricantes substituiram o álcool pelo n-hexanein no processo de limpeza de peças. A química funciona melhor do que o álcool, entretanto os trabalhadores, em alguns casos, são envenenados/intoxicados, mulheres, jovens e adolescentes eram forçados a trabalhar com o veneno em salas sem ventilação.


Devido à utilização da substância em na fábrica Suzhou Lian Jian Technology, 49 trabalhadores ficaram doentes e foram hospitalizados. Outros trabalhadores com suspeita de envenenamento, "expulsos" (dispensados do emprego) da fábrica antes de apresentarem sinais da doença, forçados por Lian Jian "a assinar documentos declarando que não iriam responsabilizar a empresa." De acordo com um trabalhador, "Eles lhe deram 80 ou 90 mil yuans [US $ 12 - $ 14.000] em troca de suas vidas e saúde, e ainda terá de arcar pessoalmente com taxas e despesas médicas que pelo resto de suas vidas ".


Em outro exemplo, a Foxconn assistiu 12 funcionários cometendo suicídio saltando do prédio, em menos de seis meses, aparentemente devido à exaustão ou stress por serem forçados a trabalhar horas extras ilegais.


E uma fábrica Dafu, os trabalhadores do sexo feminino são forçados a tirar toda a roupa, em vista de outros trabalhadores, em revista diária antes de sair da instalação.


As empresas de TI, conhecidos por produzir poluição por metais pesados, a Apple é a única com falta de vontade para responder perguntas ou participar em conjunto com ONGs para estabelecer melhores práticas em seus programas.


Como é o caso em muitos países em desenvolvimento, produtos mais baratos muitas vezes são feitas e exportados por empresas chinesas, que jogam a poluição em seus próprios quintais.


Fonte:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você estende o inferno até o céu?

A vida tem dessas coisas

A CAPACIDADE CIVIL ALTERADA PELA LEI 13.146/15